Este Blog destina-se a documentar e retratar assuntos relativos ao Patrono da Cavalaria Marechal Osorio, como sua vida, trajetória no Exército, sua participação na Guerra do Paraguai, o armamento utilizado nela pela suas tropas, os monumentos e condecorações que recebeu em sua homenagem, faremos uma menção a sua família (parentes mais próximos), algumas obras suas literárias relativas ao período literário da época... Cada postagem terá o nome do ou dos autores ao final e serão acompanhadas de bibliografia, possibilitando, assim, às pessoas que se interessarem pelo assunto poderem aprofundar seus conhecimentos.
O grupo, formado pelos alunos Cesar Elias, Pietro, Gerson Astolfi e Lucas Muniz e alunas Marina Lopes e Isabel; irá se deter em tópicos específicos e para uma maior compreensão do assunto abordado também postará pequenos informativos gerais, assim como curiosidades.
Esperamos conseguir transmitir, através desse blog, informações sobre o nosso grande Marechal Manoel Luis Osorio que, certamente, despertarão respeito e admiração por este homem tão renomado. Além disto, iremos aprimorar nosso saber em relação à informática e as diversas disciplinas que envolvem esta pesquisa; incluindo o exercício de trabalhar em grupo, muito exigido no nosso atual mercado de trabalho.



FEITO POR CESAR ELIAS E MARINA LOPES

3 Comentários, confira!:

Anônimo disse...

Quantas novidades no blog! Quando é a entrega do trabalho? Parecem que vcs já estão finalizando...bjos, Karen

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marina Lopes disse...

Ok, Karen. Se quiseres podes enviar para o e-mail : marinamol@via-rs.net

Uma vida heróica

* Manuel Luiz Osório nasceu no dia 10 de maio de 1808, no atual Município de Tramandaí, ano em que a família real portuguesa veio "refugiar-se" no território brasileiro. Foi um dos principais chefes militares do Brasil no século XIX, sendo, na Guerra do Paraguai destacado comandante. Lutou, também, na Guerra dos Farrapos; inicialmente ao lado dos rebeldes, passando, em seguida, a defender o governo central.
* De soldado à marechal, prestou um serviço militar exemplar; sobrepujando doenças e ferimentos que o retirariam do posto de combatente e justificariam seu retorno para casa. Seu caráter e feitos sublimes renderam-lhe os títulos de Barão, Visconde, e Marquês do Herval.
* Nos seus últimos anos de vida, como político do Partido Liberal,foi ministro da Guerra. Entretanto, em 03 de outubro de 1879, redigiu um pedido de renúncia, alegando problemas de saúde e idade avançada. No dia seguinte, 04 de 1879, faleceu aos 71 anos.
* Em seu leito de morte, aconselha:
"Quem escreve deve fazê-lo pela Pátria" Agradece aos médicos e aos homens de letras pelo bom tratamento que lhe deram e balbucia:
"Tranqüilo...Independente...Pátria...Sacrifício...Último infelizmente!"


FEITO POR MARINA LOPES E GERSON ASTOLFI

Fontes de consulta:
Livros:"O maior herói e líder popular brasileiro" (bicentenário);
http://www.osorio.org.br/marechal_osorio.htm

http://bicentenariosorio.com/osorio/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27/a>>
""