Com a finalidade de resumir e mostrar de uma forma organizada e dinâmica a vida do Marechal Manoel Luis Osorio, produzimos esta linha do tempo; destacando os principais fatos da vida do Patrono da Cavalaria, com textos, imagens e muitos mapas para facilitar a idéia de localização geográfica dos acontecimentos.
Siga as seguintes dicas para compreender e melhor visualizar a linha do tempo: selecione o modo 5 anos (five years); traga a barra de rolagem para o início da linha ; clique sobre os acontecimentos para ler os textos. No modo list, você encontra uma lista dos fatos anexados a este arquivo.

Para visualizar a linha do tempo em uma nova janela e maximizada (recomendado) clique em: http://www.dipity.com/user/gersontadeu/timeline/Linha_do_Tempo_da_Vida_do_Marechal_Osorio/embed_tl

FEITO POR GERSON ASTOLFI E MARINA LOPES

3 Comentários, confira!:

Anônimo disse...

Muito show...que criatividade a de voces em realmente o tempo que eu perdi pra entrar aqui valeu a pena...

vcs estão d parabens...

Anônimo disse...

Obrigado, Marcelo, pelos elogios. Continue nos visitando

Anônimo disse...

Marina e Gerson,
Ficou muito show essa linha do tempo...Criatividade imensa a de vcs ;D
Parabéns - GRUPO TI 2008

Uma vida heróica

* Manuel Luiz Osório nasceu no dia 10 de maio de 1808, no atual Município de Tramandaí, ano em que a família real portuguesa veio "refugiar-se" no território brasileiro. Foi um dos principais chefes militares do Brasil no século XIX, sendo, na Guerra do Paraguai destacado comandante. Lutou, também, na Guerra dos Farrapos; inicialmente ao lado dos rebeldes, passando, em seguida, a defender o governo central.
* De soldado à marechal, prestou um serviço militar exemplar; sobrepujando doenças e ferimentos que o retirariam do posto de combatente e justificariam seu retorno para casa. Seu caráter e feitos sublimes renderam-lhe os títulos de Barão, Visconde, e Marquês do Herval.
* Nos seus últimos anos de vida, como político do Partido Liberal,foi ministro da Guerra. Entretanto, em 03 de outubro de 1879, redigiu um pedido de renúncia, alegando problemas de saúde e idade avançada. No dia seguinte, 04 de 1879, faleceu aos 71 anos.
* Em seu leito de morte, aconselha:
"Quem escreve deve fazê-lo pela Pátria" Agradece aos médicos e aos homens de letras pelo bom tratamento que lhe deram e balbucia:
"Tranqüilo...Independente...Pátria...Sacrifício...Último infelizmente!"


FEITO POR MARINA LOPES E GERSON ASTOLFI

Fontes de consulta:
Livros:"O maior herói e líder popular brasileiro" (bicentenário);
http://www.osorio.org.br/marechal_osorio.htm

http://bicentenariosorio.com/osorio/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27/a>>
""