Arquitetura é a arte e técnica de organizar espaços internos cobertos. Não é, porém, qualquer espaço interno coberto que pode ser chamado de arquitetura. Arquitetura não é uma técnica somente, é também uma arte. Uma estrutura merece, portanto, a denominação de obra arquitetônica apenas quando tem certas qualidades.
São cinco fatores que condicionam a arquitetura sendo: sítio (terreno), função, clima, material e método de construção.
Os estilos sucedem-se na história, os mais antigos influenciando os mais recentes, mas nunca desaparecendo por inteiro. Existem vários tipos de arquitetura entre elas : Barroca, clássica, cristã-primitiva , gótica, megalítica, moderna, monástica, neoclássico, paisagística, renascentista, rococó, etc
As obras arquitetônicas modificam-se com o passar do tempo de acordo com gostos, costumes e descoberta de novos materiais e novas técnicas.








O NEOCLASSICISMO

Podemos dizer que no tempo que o Marechal Osorio esteve na Terra o principal estilo arquitetônico presente no Brasil foi o Neoclássico.

O Neoclassicismo foi oficialmente introduzido no Brasil pela Missão Francesa de 1816, embora elementos da arquitetura palladiana (muito próxima ao neo-clássico) possam ser notados desde o século anterior no norte do país com a obra do arquiteto Antônio José Landi, autor da Catedral Metropolitana de Belém, e traços bem característicos neoclássicos já estão presentes nas obras arquitetônicas do Mestre Valentim. Essa missão de disseminação da arquitetura neo-clássica ocorreu, principalmente pela necessidade de reorganizar a planta urbana do Rio de Janeiro após a chegada da família real portuguesa em 1808, ano que nasceu Osorio.


Fontes de Consulta:
http://www.wikipedia.com.br/
http://www.pegue.com/artes/neoclassicismo.htm

postado por GRUPO TI 2008

0 Comentários, confira!:

Uma vida heróica

* Manuel Luiz Osório nasceu no dia 10 de maio de 1808, no atual Município de Tramandaí, ano em que a família real portuguesa veio "refugiar-se" no território brasileiro. Foi um dos principais chefes militares do Brasil no século XIX, sendo, na Guerra do Paraguai destacado comandante. Lutou, também, na Guerra dos Farrapos; inicialmente ao lado dos rebeldes, passando, em seguida, a defender o governo central.
* De soldado à marechal, prestou um serviço militar exemplar; sobrepujando doenças e ferimentos que o retirariam do posto de combatente e justificariam seu retorno para casa. Seu caráter e feitos sublimes renderam-lhe os títulos de Barão, Visconde, e Marquês do Herval.
* Nos seus últimos anos de vida, como político do Partido Liberal,foi ministro da Guerra. Entretanto, em 03 de outubro de 1879, redigiu um pedido de renúncia, alegando problemas de saúde e idade avançada. No dia seguinte, 04 de 1879, faleceu aos 71 anos.
* Em seu leito de morte, aconselha:
"Quem escreve deve fazê-lo pela Pátria" Agradece aos médicos e aos homens de letras pelo bom tratamento que lhe deram e balbucia:
"Tranqüilo...Independente...Pátria...Sacrifício...Último infelizmente!"


FEITO POR MARINA LOPES E GERSON ASTOLFI

Fontes de consulta:
Livros:"O maior herói e líder popular brasileiro" (bicentenário);
http://www.osorio.org.br/marechal_osorio.htm

http://bicentenariosorio.com/osorio/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27/a>>
""