A Bacia do prata é a segunda maior bacia hidrográfica do mundo contando com seus três principais rios: Paraná, Paraguai e Uruguai que formam o Rio da Prata, ao se encontrarem em território argentino. A bacia do rio Paraná apresenta o maior potencial hidrelétrico instalado do país e, ainda, apresenta trechos importantes para a navegação, com destaque para a hidrovia do Rio Tietê. A bacia do Paraguai é amplamente navegável principalmente na região que atravessa o Pantanal Mato-grossense. Já a bacia do Uruguai, tem importância econômica somente regional, pequena potencia hidrelétrica com poucos trechos navegáveis.
A Bacia do Paraná é a que apresenta a maior densidade demográfica do país e leva a um enorme consumo de água para indústria, irrigação e abastecimento. A poluição orgânica e inorgânica (efluentes industriais e agrotóxicos) e a eliminação da mata ciliar também contribuem para elevar o nível de degradação da qualidade da água de grandes extensões dos principais afluentes do trecho superior do rio Paraná, tornando-a imprópria para uso do homem e para a vida aquática. De certa forma, as barragens ao longo dos rios têm contribuído para a auto-depuração e retenção de poluentes, sendo constatado melhoria da qualidade da água, a jusante das barragens.



Legenda dos rios que formam a bacia:
1. Rio Uruguai
2. Rio Paraguai
3. Rio Iguaçu
4. Rio Paraná
5. Rio Tietê
6. Rio Paranapanema
7. Rio Grande
8. Rio Parnaíba
9. Rio Taquari
10. Rio Sepotuba


CURIOSIDADES

- A atividade econômica mais tradicional na Bacia é a pesca, devido a abundancia e variedade de peixes na região.
- O rio Paraná, principal formador da bacia do Prata, é o décimo maior do mundo em descarga e o quarto em área de drenagem.

FEITO POR PIETRO E ISABEL

2 Comentários, confira!:

Anônimo disse...

Que que esssa matéria tem av com o Seu Marechal?
Pietro e Isabel: vcs são novos por aqui, não é? não tinha visto uma postagem de vcs antes...

Pietro disse...

tem a ver que ocorreu a guerra do paraguai, no qual ''Seu Marechal'' guerriou. não tinha visto? foi no olho intão ferá ;)

Uma vida heróica

* Manuel Luiz Osório nasceu no dia 10 de maio de 1808, no atual Município de Tramandaí, ano em que a família real portuguesa veio "refugiar-se" no território brasileiro. Foi um dos principais chefes militares do Brasil no século XIX, sendo, na Guerra do Paraguai destacado comandante. Lutou, também, na Guerra dos Farrapos; inicialmente ao lado dos rebeldes, passando, em seguida, a defender o governo central.
* De soldado à marechal, prestou um serviço militar exemplar; sobrepujando doenças e ferimentos que o retirariam do posto de combatente e justificariam seu retorno para casa. Seu caráter e feitos sublimes renderam-lhe os títulos de Barão, Visconde, e Marquês do Herval.
* Nos seus últimos anos de vida, como político do Partido Liberal,foi ministro da Guerra. Entretanto, em 03 de outubro de 1879, redigiu um pedido de renúncia, alegando problemas de saúde e idade avançada. No dia seguinte, 04 de 1879, faleceu aos 71 anos.
* Em seu leito de morte, aconselha:
"Quem escreve deve fazê-lo pela Pátria" Agradece aos médicos e aos homens de letras pelo bom tratamento que lhe deram e balbucia:
"Tranqüilo...Independente...Pátria...Sacrifício...Último infelizmente!"


FEITO POR MARINA LOPES E GERSON ASTOLFI

Fontes de consulta:
Livros:"O maior herói e líder popular brasileiro" (bicentenário);
http://www.osorio.org.br/marechal_osorio.htm

http://bicentenariosorio.com/osorio/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27/a>>
""