Em princípio, por ser uma paroxítona terminada em ditongo decrescente, a palavra "Osorio" deveria ser acentuada. No entanto, a família Osorio adotou a utilização do nome sem acento.Pode-se observar na imagem ao lado a assinatura verídica de Manoel Osorio.
Seu pai, o tenente-coronel Manoel Luis da Silva Borges, deu ao filho seu prórpio nome (Manoel Luis) e o sobrenome da mãe Ana Joaquina Luísa Osorio, não só para homenageá-la, mas também ao sogro, o Tenente Thomaz José Luis Osorio, que o abrigou e protegeu quando jovem.
Concluindo, a escrita correta do nome do Patrono da Cavalaria se faz sem acento.


Fontes consultadas:
http://www.osorio.org.br
Enciclopédia Larousse Cultural

postado por GERSON ASTOLFI

6 Comentários, confira!:

Gravina disse...

Caros alunos
Lembrem-se dos critérios de avaliação estabelecidos (criatividade, estrutura, links, produção individual e expressão do pensamento analítico-crítico).
O visual da apresentação está muito bom.
Interessante o texto sobre a grafia do nome. Apenas corrijam alguns errinhos de português! Mas afinal, o nome de Osório deve ser escrito com acento ou sem acento?
E agora, que aspectos vocês pretendem abordar? Continuam valendo as orientações do meu primeiro comentário. Procurem dar a contribuição de vocês de uma forma mais original, e não se restrinjam a colocar, com pequenas modificações, textos produzidos por outros.
Continuem o trabalho!

Unknown disse...

O visual da apresentação está muito bom.
Vejam o meu primeiro comentário, vários pontos ainda não foram corrigidos.
O vídeo que colocaram está interessante mas não é possível ler os textos que aparecem.

Continuem o trabalho.

Anônimo disse...

Muito interessante!!!

Anônimo disse...

Gostei de saber! Não sabia!

Anônimo disse...

Eu adoraria que o meu nome também fosse sem acento!

Marina Lopes disse...

Marcelo, seu nome não tem acento...Agradecemos a visita!

Uma vida heróica

* Manuel Luiz Osório nasceu no dia 10 de maio de 1808, no atual Município de Tramandaí, ano em que a família real portuguesa veio "refugiar-se" no território brasileiro. Foi um dos principais chefes militares do Brasil no século XIX, sendo, na Guerra do Paraguai destacado comandante. Lutou, também, na Guerra dos Farrapos; inicialmente ao lado dos rebeldes, passando, em seguida, a defender o governo central.
* De soldado à marechal, prestou um serviço militar exemplar; sobrepujando doenças e ferimentos que o retirariam do posto de combatente e justificariam seu retorno para casa. Seu caráter e feitos sublimes renderam-lhe os títulos de Barão, Visconde, e Marquês do Herval.
* Nos seus últimos anos de vida, como político do Partido Liberal,foi ministro da Guerra. Entretanto, em 03 de outubro de 1879, redigiu um pedido de renúncia, alegando problemas de saúde e idade avançada. No dia seguinte, 04 de 1879, faleceu aos 71 anos.
* Em seu leito de morte, aconselha:
"Quem escreve deve fazê-lo pela Pátria" Agradece aos médicos e aos homens de letras pelo bom tratamento que lhe deram e balbucia:
"Tranqüilo...Independente...Pátria...Sacrifício...Último infelizmente!"


FEITO POR MARINA LOPES E GERSON ASTOLFI

Fontes de consulta:
Livros:"O maior herói e líder popular brasileiro" (bicentenário);
http://www.osorio.org.br/marechal_osorio.htm

http://bicentenariosorio.com/osorio/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27/a>>
""