Manuel Luis Osorio, ou apenas Osorio, foi um homem comum que por suas atitudes se destacou e diferenciou-se dos demais. Tudo que obteve durante sua brilhante trajetória foi mérito próprio. Ao contrário da maioria que buscava a glória a cima de tudo, ele sempre foi humilde e é lembrado até os dias atuais pelo ótimo tratamento q humildade que demonstrava.
Como todo ser humano Osorio cometeu erros, porém nunca os fez propositalmente, o que prova seu bom caráter. As atitudes que tomava e que o destacavam eram feitas levando em consideração seus conhecimentos táticos, suas intuições e sentimentos, de forma a sempre estar o mais correto possível.

Hoje, Osorio é um símbolo de honra, bravura e heroísmo, mas teve que enfrentar inúmeras dificuldades para tornar-se e, felizmente, venceu todos os obstáculos sem vacilar momento algum. Sua coragem é digna de admiração, Osorio é um exemplo a ser seguido por todos os cidadãos e foi grande modelo para seus soldados. Ele é a prova de que o homem não é o sincero reflexo de sua religião, situação política ou financeira, descendência e sim, de suas atitudes e decisões, seja no campo de batalha da Guerra do Paraguai ou no da grande batalha que se tornou a vida atualmente.

FEITO POR CESAR ELIAS
* imagem criada por MARINA LOPES

4 Comentários, confira!:

Anônimo disse...

A história esconde o perverso passado de Osório...A vida não é feita só de flores...

Marina Lopes disse...

Querida Karen, como poderíamos nos comunicar para uma troca de informações sobre o referido assunto?

O grupo agradece sua colaboração ;D

Anônimo disse...

César Elias
Põem atitude nisso, Osório foi e sempre será um homem de atitude, um verdadeiro Herói...
Parabens bem legal a postagem.
GRUPO
Perguntinha, os professores não comentaram em todas as postagens.Me expliquem como funciona...
Beijos

Marina Lopes disse...

Bom, este trabalho é feito todos os anos e engloba diferentes assuntos. Ele vale um terço da nota final do bimestre e este ano os temas escolhidos foram: Bicentenário do marechal Osorio e o Bicentenário da Vinda da Família Real para o Brasil.
Cada turma do 1º ano do E.M. foi dividida em aproximadamente 6 grupos de 5 ou 6 alunos.
Como podes ver, o assunto que devemos abordar é o Bicentenário do Marechal Osorio.
Os professores estão comentando nas nossas postagens sempre que podem, infelizmente seus comentários foram escassos em nosso blog (não sabemos o motivo). Entretanto, estamos tendo o prazer de nos comunicar contigo, com a Karen lúcia e outros visitantes que apreciaram nosso trabalho e vêm nos auxiliando.
Continue nos acompanhando!
Um abraço!

Uma vida heróica

* Manuel Luiz Osório nasceu no dia 10 de maio de 1808, no atual Município de Tramandaí, ano em que a família real portuguesa veio "refugiar-se" no território brasileiro. Foi um dos principais chefes militares do Brasil no século XIX, sendo, na Guerra do Paraguai destacado comandante. Lutou, também, na Guerra dos Farrapos; inicialmente ao lado dos rebeldes, passando, em seguida, a defender o governo central.
* De soldado à marechal, prestou um serviço militar exemplar; sobrepujando doenças e ferimentos que o retirariam do posto de combatente e justificariam seu retorno para casa. Seu caráter e feitos sublimes renderam-lhe os títulos de Barão, Visconde, e Marquês do Herval.
* Nos seus últimos anos de vida, como político do Partido Liberal,foi ministro da Guerra. Entretanto, em 03 de outubro de 1879, redigiu um pedido de renúncia, alegando problemas de saúde e idade avançada. No dia seguinte, 04 de 1879, faleceu aos 71 anos.
* Em seu leito de morte, aconselha:
"Quem escreve deve fazê-lo pela Pátria" Agradece aos médicos e aos homens de letras pelo bom tratamento que lhe deram e balbucia:
"Tranqüilo...Independente...Pátria...Sacrifício...Último infelizmente!"


FEITO POR MARINA LOPES E GERSON ASTOLFI

Fontes de consulta:
Livros:"O maior herói e líder popular brasileiro" (bicentenário);
http://www.osorio.org.br/marechal_osorio.htm

http://bicentenariosorio.com/osorio/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27/a>>
""